top of page

Motivação e Objetivos

Os Operadores da Redes de Distribuição (do inglês: Distribution System Operator, DSO) em todo o mundo, procuram qualidade de serviço, performance económica, flexibilidade, fiabilidade e mais capacidade de monitorização e controlo de todos os equipamentos primários de uma subestação. A Norma  CEI 61850 pode ajudar o DSO a alcançar os seus objetivos com vista a elevar a implementação das redes de comunicação a um novo patamar.

 

O DSO Português também tirou vantagens da Norma CEI 61850 em busca da interoperabilidade e, esperançosamente, a estabilidade das subestações a longo prazo. Para além disso,  é expectável uma expansão do sistema com protocolos à prova de futuro a uma aplicação das estruturas de dados numa ampla gama de tecnologias de interconexão com o objetivo de padronizar as subestações. Assim, espera-se que as subestações de energia continuem a melhorar a qualidade de serviço, bem como a redução de custos.

 

Com a implementação da Norma CEI 61850 em subestações diferentes espera-se que a arquitetura da rede de comunicação se torne igual entre essas subestações em vez de serem diferentes devido a equipamentos incompatíveis de fabricantes distintos. Como a arquitetura da rede de comunicação de subestações distintas se torna padronizada, o DSO Português espera que equipamentos de fabricantes diferentes sejam capazes de comunicar entre si. Deste modo seria mais fácil e menos dispendioso integrar equipamentos de fabricantes diferentes.

 

 

Os objetivos desta parte da dissertação dizem respeito aos seguintes pontos:

 

  • Conhecimento do grau de implementação da Norma CEI 61850 nas subestações da EDP Distribuição;

  • Realização de testes de interoperabilidade horizontal e vertical;

  • Identificação dos pontos de melhoria;

  • Identificação dos testes de conformidade que possam ser necessários aquando da aquisição de novos equipamentos

  • Sugestão de possíveis medidas a serem tomadas pela EDP Distribuição (DSO Português) com vista a tirar o máximo de proveito possível da Norma CEI 61850.

 

 

Com a implementação da Norma CEI 61850, torna-se cada vez mais necessário uma uniformização dos ensaios a realizar nas subestações.

 

 

Os ensaios aos Sistemas de Proteção, Comando e Controlo (SPCC) dividem-se em dois grandes grupos, os ensaios FAT - Factory Acceptance Test (ensaios em fábrica) e os ensaios SAT - Site Acceptance Test (ensaios na subestação), sendo estes últimos, o foco da dissertação em causa.

 

Atualmente, na EDP Distribuição, os testes e ensaios realizados aos equipamentos dos SPCC são feitos manualmente, ou seja, por um técnico que, fazendo uso da mala de ensaios OMICRON, determina que ensaios serão realizados a cada equipamento e os valores dos parâmetros necessários. Essa metodologia traz desvantagens, na medida em que é fundamental alguma sensibilidade por parte do técnico e conhecimento sólido dos ensaios a efetuar. A ferramenta QuickCMC, utilizada atualmente, apenas permite injetar corrente e tensão e não produz um registo automático dos eventos.

 

Torna-se assim necessário, a criação de um modelo de testes padronizados com todas as funções de proteção a ensaiar, bem como, as características e os parâmetros a utilizar. Esse modelo deve ser capaz de realizar os ensaios de forma sequencial e, no final, produzir um relatório com todas as informações relevantes. Se bem sucedido, o modelo proposto deve trazer vantagens a nível de simplicidade, uma vez que o técnico terá uma gama bem menor de parâmetros a alterar e a nível de rapidez na realização dos ensaios.

 

 

Os objetivos desta parte da dissertação assentam-se nos tópicos descritos de seguida:

 

  • Conhecimento dos procedimentos associados à metodologia de ensaios atual dos Sistemas de Protecção, Comando e Controlo da EDP Distribuição;

  • Identificação dos pontos de melhoria, conduzindo à uniformização dos modelos de ensaios utilizados nos Sistemas de Proteção, Comando e Controlo;

  • Implementação de novos modelos de ensaios e avaliação das melhorias propostas.

 

 

bottom of page