top of page

Resumo

Com a evolução dos Sistemas de Automação de Subestações, tem surgido a necessidade de implementar novas metodologias de ensaios aos Sistemas de Proteção, Comando e Controlo, com base em novas tecnologias e novas técnicas de comunicação. Este trabalho de dissertação tem como âmbito, o desenvolvimento de um modelo de ensaios padronizado. Também é do âmbito deste trabalho, perceber até que ponto o novo protocolo de comunicação, a Norma CEI 61850, se encontra implementada nas subestações da Operadora da Rede de Distribuição.

 

Esta dissertação apresenta os ensaios atualmente realizados pela Operadora da Rede de Distribuição, bem como uma caracterização do equipamento normalmente utilizado. Também são apresentados os ensaios realizados segundo a Norma CEI 61850. Nesse seguimento, é

implementado um modelo de ensaios para a proteção de distância de um painel de linha de alta tensão, com recurso à ferramenta OMICRON Control Center da mala de ensaios CMC 256-6 da OMICRON. Tendo em conta que a Norma CEI 61850 se encontra cada vez mais implementada nas subestações da Operadora da Rede de Distribuição, é apresentado um conjunto de procedimentos de ensaios automatizados para a fase de comissionamento e para a fase de manutenção recorrendo à ferramenta OMICRON Control Center e aos módulos dedicados aos testes CEI 61850.

 

Neste trabalho, são ainda realizados testes de interoperabilidade vertical e horizontal com Dispositivos Eletrónicos Inteligentes de fabricantes distintos e configuradas mensagens destinadas à comunicação vertical e horizontal. São identificadas as possíveis razões da não interoperabilidade entre equipamentos de fabricantes distintos e apresentadas possíveis medidas a adotar pela Operadora da Rede de Distribuição para ultrapassar o problema da interoperabilidade.

 

 

 

Palavras-Chave: Comissionamento e Ensaios de Manutenção, Automatização e Padronização de Ensaios, Norma CEI 61850, Sistema de Proteção, Comando e Controlo, Interoperabilidade.

 

 

bottom of page